Juventude ameaçada: Carteira verde e amarela será devastadora

Proposta de Bolsonaro vai obrigar o trabalhador a escolher: “emprego ou direitos”

Desde que Bolsonaro prometeu criar o que chamou de “carteira de trabalho verde e amarela” ainda em campanha eleitoral, o movimento sindical vem chamando a atenção para os perigos da proposta, especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras jovens. Recentemente o Ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a proposta e afirmou que em breve ela chegará no Congresso.

            Apoiado no discurso da criação de empregos para trabalhadores/as jovens,  Guedes usou um tom ameaçador: “O jovem poderá escolher. Na porta da esquerda, há a CLT, Justiça do Trabalho, sindicatos, mas quase não tem emprego. É o sistema atual. Na porta da direita (da Carteira Verde e Amarela) não tem nada disso”, afirmou.         

            Para a secretaria de juventude da Federação Democrática dos Trabalhadores Calçadistas do Rio Grande do Sul, Jocelaine Marcelino, a carteira verde e amarela é inconstitucional por retirar os direitos contidos no artigo oitavo da constituição Brasileira. “A nova carteira seria regida pelo texto constitucional e dependeria dos acordos realizados entre patrões e empregados, conforme previsto na reforma trabalhista por Michael Temer (MDB) “o negociado sobre o legislado”, atingindo em cheio os jovens que estão integrando no mercado de trabalho. Bolsonaro afirma que se trata de “menos direitos, mais empregos”, mas na verdade é “menos direito, menos qualidade de vida e precarização do trabalho”. Trocaremos nossos direitos por nada”? questiona a sindicalista.

            Paula Proença, secretária geral da Federação dos Trabalhadores na Indústria Coureira, Calçadista e Vestuarista do Brasil, Fetracovest, analisa que, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso, a juventude não terá escolha. “Engana-se quem pensa que o mercado de trabalho é democrático. Na vida real, a juventude não terá escolha. Ou aceita as condições oferecidas ou fica sem emprego”, denuncia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s