MG: Com aumento real e garantia de direitos, trabalhadores da Adient fecham Campanha Salarial 2018

Negociação coletiva, feita pelo Sindicavespar, driblou a reforma trabalhista e conquistou o direito em escolher entre homologar no Sindicato ou na fábrica.

Escrito por: Redação CNTRV.

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário da região sul do estado de Minas Gerais, Sindicavespar, entidade filiada à CNTRV/CUT, realizou nesta quarta-feira, 12, uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da Adient (empresa localizada na cidade de Pouso Alegre, que produz revestimentos para bancos automotivos). Cerca de 73% dos empregados aprovaram o reajuste salarial de 4%, reposição da inflação no auxílio creche, continuidade da cesta básica e garantia do piso salarial para as novas contratações. “O Sindicato não abriu mão do aumento real. O índice acumulado no período foi de 3,61%, para data-base em agosto. A garantia do piso salarial foi muito importante para a preservação da renda dos trabalhadores da Adient frente aos efeitos devastadores da reforma trabalhista”, analisou Márcio Faria, presidente do Sindicato.

 

Acordo garante direitos e fortalece o Sindicato

Além de renovar todas as cláusulas do antigo Acordo, o Sindicavespar conquistou uma nova cláusula que dá aos trabalhadores demitidos, o direito de escolher em realizar a homologação na sede do Sindicato ou diretamente no departamento de recursos humanos da empresa. A dirigente sindical Benedita Donizeti Soares explica que o próprio aviso de demissão passará a conter um campo para possibilitar essa escolha. “A reivindicação inicial era pela obrigatoriedade da homologação no Sindicato, mas durante as negociações foi possível apenas garantir que cabe ao trabalhador escolher, o que já representa um grande avanço frente à reforma trabalhista. Acreditamos que a maioria optará em realizar a homologação no Sindicato, pois assim há mais garantias sobre os direitos e sobre as verbas rescisórias, além de dar mais segurança jurídica tanto para o trabalhador, quanto para a empresa”.

Benedita explica a importância da homologação no Sindicato para os trabalhadoresBenedita explica a importância da homologação no Sindicato para os trabalhadores

Para fortalecer ainda mais o Sindicato, os trabalhadores aprovaram uma taxa negocial sobre o Acordo e a garantia do recolhimento da contribuição sindical em março de 2019. As ações reivindicatórias dos trabalhadores da Adient integraram a Campanha Salarial Unificada do Ramo Vestuário da CUT, que, neste ano, consolidou o slogan “Fortalecer os Sindicatos; Garantir Direitos; Por Mais e Melhores Empegos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s