Conferência Regional da IndustriALL debate democracia e justiça social na América Latina e Caribe

Evento conta com participação do Ramo Vestuário da CUT.

Escrito por: Redação CNTR. 

Com o tema “Democracia e Justiça Social”, a IndustriALL Global Union realiza sua 2.ª Conferência Regional da América Latina e Caribe, de 14 a 16 de maio, na Cidade do Panamá. O evento reúne sindicalistas de diversos países do continente e busca promover um grande debate sobre a conjuntura política e econômica e suas consequências para a vida e para o trabalho da população latino-americana e caribenha, especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras da indústria.

A co-presidenta da IndustriALL para América Latina e Caribe, Lucineide Varjão, que também preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos da CUT, realizou a abertura da Conferência ao lado do brasileiro e metalúrgico Valter Sanches, secretário geral da entidade.

Os sindicalistas brasileiros presentes na Conferência, dentre eles Cida Trajano, presidenta da CNTRV/CUT, e Paula Proença, secretária geral  da Federação dos trabalhadores Coureiros, Calçadistas e Vestuaristas do Brasil, Fetracovest, denunciaram a situação do país durante a análise de conjuntura. “O golpe parlamentar contra a presidenta Dilma foi apenas o início de um grande golpe contra toda a classe trabalhadora brasileira. Direitos trabalhistas foram destruídos; o acesso aos serviços públicos está cada pior; as políticas sociais foram drasticamente reduzidas; o desemprego afeta mais de 13 milhões de trabalhadores e trabalhadoras; a Constituição Federal está sendo ignorada pelo judiciário e o maior líder do povo brasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva,  está preso por razões políticas que explicitam o plano da elite em não permitir uma nova eleição da esquerda”, relatou Trajano que ralizou ainda uma apresentação sobre a construção do TID Brasil e a experiência do Macrossetor da Indústria da CUT e a fusão entre as Confederações do Vestuário e Químicos da CUT.

As formas possíveis de promover a reação popular contra os retrocessos políticos e econômicos a partir da organização e luta sindical foi um dos temas mais discutidos no primeiro dia de Conferência que contou ainda um amplo debate sobre os impactos dos acordos comerciais para o emprego, salários e condições de trabalho nos países que compõem o Mercosul.

Transmissão Ao Vivo

Os debates da 2.º Conferência Regional da IndustriALL Global Union da América Latina e Caribe estão sendo transmitidos Ao Vivo pela página oficial da entidade no facebook. Para acompanhar CLIQUE AQUI

Confira algumas fotos

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s