Campanha Salarial: Trabalhadores/as em Confecções do ABC aprovam pauta de reivindicações

Aumento real é fundamental para ampliar o poder de compra dos salários –

 

Por: Redação STI Confecções do ABC –

 

Com vistas à data-base da categoria, em 1.º de julho, os trabalhadores/as em empresas de confecções do ABC se reuniram no último sábado, 20, na sede do Sindicato, numa assembleia que aprovou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017.

Dentre as principais reivindicações está um aumento real de 5%. “O aumento real é importante para que os salários ganhem um pouco mais de poder de compra”, explica Cidinha Ferreira, presidenta do Sindicato. O índice para a reposição da inflação só será conhecido a partir da segunda quinzena de julho.

 

Novos benefícios

A pauta de reivindicações para a nova Convenção Coletiva contém ainda a criação do Plano de Saúde e reembolso de 50% das despesas com medicamentos mediante indicação médica. Auxílios ao filho/a excepcional e à compra de materiais escolares também fazem parte da pauta.

A categoria aprovou ainda as negociações sobre a implantação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

 

Ampliação dos benefícios já existentes

Sobre a cesta básica, os trabalhadores presentes na assembleia deliberaram que a direção do Sindicato deve negociar o aumento dos itens. A categoria exige a ampliação da licença maternidade para 180 dias e do auxílio creche para 40 meses.

Os trabalhadores reivindicam ainda que o tempo para o café da manhã seja ampliado para 15 minutos.

 

Trabalho decente

Para garantir e melhorar a qualidade do trabalho e do emprego, a pauta de reivindicações contém a redução gradativa da jornada de trabalho até 40 horas semanais; intervalo de 10 minutos em cada período para relaxamento; e proibição da terceirização na atividade-fim da empresa.

 

Mobilização

A direção do Sindicato alerta que a categoria deve demonstrar união e participar de todas as atividades da Campanha Salarial. “A mobilização dos trabalhadores/as tem um grande peso na mesa de negociação. A Campanha é responsabilidade de todos/as”, ressaltou Fabiana Nobre, dirigente do Sindicato.

 

Campanha Unificada

As ações reivindicatórias dos trabalhadores/as em confecções do ABC integram a Campanha Salarial Unificada do Ramo Vestuário da CUT. Com o slogan “Não Vamos Entregar os Pontos”, a Campanha traz um recado claro aos patrões: “As categorias que integram o Ramo Vestuário da Central Única dos Trabalhadores, CUT, não aceitarão retrocessos nem retirada de direitos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s