Juventude do Macrossetor da Indústria da CUT define plano de ações para combate à discriminação racial

16523590_840677002738010_288466940_o
Fábio, Sérgio, Paula, e Gilberto. Dirigentes do Ramo Vestuário

De 2 a 4 de fevereiro, a coordenação do Macrossetor da Indústria da CUT realizou o 2.º Encontro de Juventude. A atividade aconteceu na cidade de Olinda/PE e abordou temas ligados à discriminação racial e seus impactos para a juventude trabalhadora. O Ramo Vestuário da CUT foi representado pelas companheiras Paula Proença e Fabiana Nobre e pelos companheiros Sérgio e Gilberto.

 

Cada Ramo apresentou ações já realizadas. Os debates sobre a conjuntura política no Brasil e seus impactos para juventude negra, mercado de trabalho e enfrentamento ao racismo, levaram os participantes à definição de um plano de ações que será executado junto aos trabalhadores jovens dos ramos Vestuário, Metalúrgico, Construção Civil/Madeira, Químico e Alimentação. Para Cida Trajano, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), que participou da abertura do evento, “organizar a juventude para discussão do tema racial, buscando eliminar qualquer forma de discriminação, é fundamental para avançar na luta dos trabalhadores”.

Além de Trajano e representantes das demais Confederações do Macrossetor da Indústria da CUT, participaram da abertura do Encontro, a sindicalista Julia Nogueira, secretária de combate ao racismo da CUT, Carlos de Veras, presidente da CUT/PE, e as americanas Jana e Carolyn da Solidary Center AFL-CIO, entidade que apoiou e participou do evento.

16523681_840678162737894_1020930685_o (1).jpgAções

O plano de ações definido no Encontro buscará fortalecer a juventude por meio de intercâmbios entre os ramos e sindicatos. Além disso, o “plano” conta ainda com uma proposta  de formação para jovens sindicalistas e  projetos de comunicação  entre os 5 ramos. O desenvolvimento de uma pesquisa nas bases sindicais com objetivo de detectar a participação da juventude negra em políticas públicas, também será tarefa dos participantes do Encontro.

Macrossetor

O Macrossetor da Indústira da CUT é a unificação política das confederações de trabalhadores dos setores vestuário, químico, matalúrgico, alimentação e construção civil/Madeira.