Rio Grande do Sul: Calçadistas lançam Campanha Salarial Unificada

Atividade com trabalhadores da Empresa Beira Rio Calçados marca início da temporada de mobilização e negociações

A Federação Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados do Rio Grande do Sul, realizou, no último dia 29 , o lançamento da Campanha Salarial Unificada da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV. A atividade ocorreu em frente a Empresa Beira Rio Calçados, em Novo Hamburgo, cidade localizada nas proximidades de Porto Alegre e contou com a participação de várias entidades filiadas.

Até o dia 15 de agosto, os dirigentes realizarão panfletagens, atos e assembleias nas principais empresas de calçados do Rio Grande do Sul. Dentre as reivindicações estão a proposta de reajuste salarial composta pela reposição da inflação do período (8,68%), mais 3% de aumento real; direitos sociais; e a melhora das condições e relações de trabalho. “Nossa luta nunca foi fácil e para complicar ainda mais, atravessamos um cenário de golpe à democracia e aos direitos sociais e trabalhistas, mas com unidade dos trabalhadores será possível avançar, afinal, é para frente que se anda”, apontou João Batista, presidente da Federação e vice-presidente da CNTRV.

Mercado ganha fôlego
A produção de calçados no Rio Grande do Sul aponta uma boa recuperação com relação à 2015. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (ABICALÇADOS) mostram um crescimento de 12,5% nas exportações, o que gerou a produção e venda de 9,3 milhões de pares somente no mês de junho.

13918957_744098159062562_844989565_o.jpg